O Sopro da Vida

O SOPRO DA VIDA

Segundo os nagôs igbominas, o que tem importância não é o local de nascimento, e sim a hora e o dia, isso porque, para os mesmos, o dia e a hora são regidos por forças cósmicas que farão parte da vida do ser humano que acaba de nascer.

Em continuidade aos seus ensinamentos religiosos, os igbominas afirmam que, no momento do nascimento, Olodumarê insufla nas narinas do pequenino ser seu hálito sagrado, a primeira respiração individual, ou seja, o “EMI AYE”, o sopro da vida que vai para o cérebro, para o sangue, para o coração e pulmões. Nesse instante, o “facão” separa a criança da mulher (mãe) que o gerou. É neste momento que o ser humano, em caráter definitivo, passa a possuir sua individualidade – O principio da vida própria.

Calçados neste ensinamento, os igbominas acreditam que o ser humano é parte do Criador Excelso e que esta partícula no futuro poderá ou não ser deificada, isto é, o ser humano poderá tornar-se um “eborá” (ancestral deificado), ter descendentes, seguidores, podendo até ter neófitos consagrados [1].

Assim sendo, ratifico que, para os igbominas, o dia e a hora do nascimento do ser humano são de suma importância. É nesse momento que o “Odu” [2] (signo) interage em catater definitivo junto ao novo ser, denotando a própria existência e destino do mesmo. 

[1] A forma de cuidar, de honrar e de respeitar os ancestrais consanguíneos não iniciados na Tradição dos Orixás (Òrìsà) em pós-vida, bem como solicitar dos mesmos orientações para si ou para seus descendentes vivos, não lhes confere qualquer convicção de que se tornarão ancestres deificados. Pedir a interferência dos mesmos não significa adorá-los.

[2] Nesta composição, estão inclusos o “Ori” (cabeça), o “eborá” (ancestral deificado) e o orixá (guardião individual), partes integrantes da vida de uma determinada pessoa.  .

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s