Èlà – A Salvação

Divindade primordial – Emanação direta de Olódùmarè.

Início da ordem, o ajuste e o conserto dos destinos infelizes, o Espírito Santo de Olódùmarè. Também chamado de “ÈOmo Osin” (O Preferido de Olódùmarè). “Líder dos Líderes” ou “Rei dos Reis”. 

Èlà é aquele que mantém o mundo em ordem. Em face de esse epíteto, os nagôs iorubas, quando a ele se reportam, dizem: “Èlà Ìwòrì ní kí jékí àiyé ra jù” (Èlà é quem salva o mundo da ruína). 

Èlà é quem mostra aos seres humanos a vereda na qual ele consegue encontrar-se consigo mesmo, podendo desta maneira encontrar o equilíbrio e a harmonia da vida. 

Esclarecimentos: Segundo a tradição oral dos nagôs ioruba, Èlà é a representação direta do Criador Olódùmarè. É o próprio Espírito Santo do Criador, tendo como sua representação principal a ave denominada por “pomba”. É considerado de essencial valor enquanto princípio na vida dos seres humanos e na paz do universo. Por esse motivo é evocado em todos os cultos para que as ofertas sejam abençoadas, consequentemente os pedidos atendidos. 

Ainda segundo a tradição oral dos nagôs, Èlà é chamado de “Alãbò Ilanà-Òfin” (O Mantenedor da Lei e da Ordem) e de “Olùpinnu Òyàyà” (Aquele que ensina o bom comportamento). Personificado, viveu por um longo período na terra pregando ensinamentos sobre o caminho correto, para que os seres humanos alcançassem a plenitude. Rejeitado, voltou para junto de Olódùmarè – O Criador Excelso.  

Elucidação: Èlà é cultuado e reverenciado até os dias de hoje na última semana que antecedem o final do mês de dezembro, período este que por ocasião do solstício de verão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s